Conhecendo a Umbanda Profundamente

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Como é Um Atendimento na Umbanda
Quando vamos a um Centro de Umbanda somos atendidos por um espirito, e esse espirito sendo incorporado por um médium, que é quem faz comunicação entre o espirito e o atendido, mas também ao lado desse médium, geralmente, fica uma pessoa chamado de Cambono, que é como um secretário da entidade.
Através do médium de incorporação se tem contato com o espirito, que vaia aconselhar e ajudar a pessoa que está passando com ela, e vai, também, através utilizar as energias do Cambono para passar para o atendido, ajudando aonde puder.

As Densidades das Dimensões e os Elementos Usados
A entidade normalmente usa o que chamamos de tuia, que é um cigarro, charuto ou outro objeto de fumo, que muitas pessoas pensam erroneamente que é para sustentar o vício da entidade, mas na verdade através desse elemento, que tem todas as energias necessárias para que a entidade que vive em um mundo elevado de energias, consiga passar as energias dela e dos Orixás para beneficiar o atendido.
Nosso mundo é muito denso, pois é feito de muita matéria compactada, que sem o uso de elementos como o tuia, que explicamos acima, o que chamamos de ará, que é a vela, também cristais, conchas e muitos outros objetos, são o que fazem com que energias muito elevadas, portanto sutis, nos atinjam, pois caso contrário isso não acontece.
As entidades que nos atendem vivem no Plano Celestial ou Astral, que são mais elevados que o Plano Físico, que é onde vivemos, que é um lugar muito, muito denso, e para conseguir nos ajudar com as energias desses mundos, além do Búdico e Átimco também, que é onde se manifestam as primeiras energias divinas, precisam de meios para atingir o mundo material muito denso.
Existe toda um ciência por trás disso, assim como magia, que é uma ciência que está sob mistério, que não compreendemos direito, mas que as entidades usam em nosso benefício.
As energias divinas saem do mundo divino e se condensam fazendo o mundo búdico, que é menos elevado e tem um grau de compactação, depois se condensam mais ainda para chegar ao mundo celestial, que é onde vivem os mentores espirituais, que são quem condenam os trabalhos da Umbanda e de outras religiões e locais que oferecem ajuda aos outros.
A energia se compacta mais ainda e vai ao mundo Astral, locais onde a maioria dos seres humanos desencadernados vivem.
Então precisa de toda uma ciência para extrair energia e beneficiar, e quanto mais elevada é a energia que mexemos, mais precisa de elementos que a dencifiquem.
Quanto mais energia compactada, mais pesada ela fica.
Tudo é feito de energia divina em um grau de compactação.
E cada dimensão é um lugar feito com um grade de energia compactada.
É como diz na Bíblia, na casa de Deus existem muitas moradas.

As Entidades da Umbanda
Existem muitos tipos de entidades que nos atendem, e cada um tem uma função e uma especialidade.
As entidades mais comuns são os Caboclos, Pretos Velhos e Guardiões, os policiais do Plano Espiritual, também chamados de Exus.

Caboclos
Os Caboclos se manifestam como seres da raça vermelha, mas não pertencem a ela necessariamente, são seres de muito conhecimento, com muita compreensão da alma humana, então passam por escolas espirituais onde aprendem a curar o mental das pessoas, e fazem isso trazendo a evolução espiritual delas.
Pretos Velhos
Os Pretos Velhos são seres de muita sabedora, não são afrodescendes e nem velhos necessariamente, apenas se manifestam dessa maneira.
Os Pretos Velhos são seres de muita sabedoria, e por isso se apresentam como anciões e como afrodescendentes, que é a raça que tem mais longevidade.
Os Pretos Velhos são símbolos da sabedoria, são extremamente humildes e com sua sabedoria tem uma tarefa que não é nada fácil, que é cura emocional das pessoas.
A sabedoria vem do coração, não da mente.
A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade.
Muitos Pretos Velhos foram escravos, mas nem chegaram a idade avançada, pois a qualidade de vida deles era muito ruim, mas em sua escola de evolução espiritual, eles não eram donos deles mesmos, apenas de seus emocionais, e nossas emoções positivas são luz.
Então esses escravos se apegavam ao seu emocional com todas as forças e foi esse o caminho de iluminação deles, de ascensão, e ai o seu trabalho com o emocional das pessoas.
Os Pretos Velhos e Caboclos além de realizarem suas respectivas curas, também limpam e curam, mas suas forças são mais ligadas a cura psicológica.
Nossa mente e emoções são coisas psicológicas.

Guardiões ou Exus e Pombas Giras
São entidades com muita força de ação, muitos conversam pouco e trabalham agindo em limpezas profundas, encaminhando espíritos que estão fazendo o mal para outros locais e dimensões, retirando todos os tipos de energias ruins e desfazendo magias negativas.
São os policiais do Plano Espiritual, e suas missões com a evolução espiritual das pessoas é encaminha-las devolvê-las para um caminho de luz, onde possam progredir suas almas.
Muitos espíritos negativos, vão para luz com a limpeza dos guardiões, que muitas vezes os orientam e mostram eu estão em um caminho ruim, de autodestruição, pois fazer o mau aos outros cria karmas.
Muitos espíritos aceitam ir para luz pelos mais variados motivos, desde proteção, pois estão sendo perseguidos, para ter uma vida melhor, com mais vantagens, por perceberem que estão criando sofrimentos a si mesmos e etc.
Serem resgatados os fazem iniciar uma trilha de evolução espiritual, e é isso que os guardiões fazem.
As vidas são muito importantes para criamos sofrimentos para nós mesmos, pois a realidade da luz é muito melhor do que a das trevas.

Os Erês
Existem os Erês, que como os Pretos Velhos, se manifestam como tendo uma idade, só que dessa vez o início da vida, e não o final.
Os Eres são as crianças, e elas nos ensinam a ser alegres, a ser verdadeiros e congruentes com o que queremos, como uma criança que quando deseja uma coisa fica fazendo de tudo para que os pais deem a ela.
A crianças representam a pureza.
Existem Êres que são mentores e outros que são seres encantados da natureza, e portanto estão no mundo espiritual a muito tempo, sem reencarnar, adquirindo muito conhecimento, podendo dar grandes conselhos.
Os Erês trabalham a cura e seus elementos são doces e guaranás.

Os Exus Mirins
São adolescentes e guardiões, e sua grande especialidade é descomplicar a vida das pessoas, mas também é agir na limpeza e proteção das pessoas.
Os Exus Mirins são uma mistura de Erês e Guardiões, e seus elementos misturam os desses dois tipos de entidade.
São seres muito poderosos muitas vezes e ajudam demais.
Penso que deve ser muito difícil descomplicar, mas eles fazem isso com maestria.
Também ajudam na evolução espiritual das pessoas.

Existem os Baianos Espirituais
São muito alegres e brincalhões, são também uma espécie de guardiões.

Os Boiadeiros
São as entidades que transportam espíritos negativos de um local para o outro, e muitas vezes é necessário a ajuda deles incorporados para fazer limpeza e trazer ensinamentos.

Os Marinheiros
Eles aparentam estar bêbados, pois andam para frente e pata trás, mais ou menos como um bêbado faz quando está muito entorpecido.
Os marinheiros são magos aquáticos que que andando para frente e para trás trazem vibrações aquáticas que limpam energeticamente, como se estivessem em um barco em movimento.

Seu Zé Pelintra
Se manifesta mais ou menos como um malandro que vive na noite carioca, mas isso é só uma forma de se manifestar, pois eles são especialistas a lidar com os reais malandros que fazem o mau, ou agem no mal sem consciência ou intenção.
São também uma espécie de guardiões ao meu ver.
O Seu Zé que conheci fala as coisas verdadeiras na nossa cara, as vezes difíceis de lidar, mas que vai fazer bem para a gente escutar, pois muitas vezes somos malandros conosco mesmos, e nos prejudicamos, e outras vezes podemos ter uma atitude negativa para com o outro, quando isso não é bom.

 

 

Alguns Destaques: